.jpg?w=730)
Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
A Flash Courier, empresa de logística do Grupo Move3 que realiza serviços de distribuição e entregas, contratou a Carteiro Amigo, logtech oriunda da favela da Rocinha, para entregar pacotes em comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Nessas localidades, acontece um frequente insucesso de entregas, uma vez que localidades como a Rocinha, que possui mais de 67 mil habitantes, contam apenas com um CEP para todos seus moradores.
Para fazer um mapeamento mais condizente com a realidade, atribuindo um CEP para cada rua, a Carteiro Amigo começou usando os mapas do recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dos agentes de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje, a startup faz toda a roteirização usando o Plus Code, tecnologia do Google que provê endereços para pessoas ou lugares que não possuem.
Ao invés de endereços com nomes e números de rua, a solução é baseada em coordenadas de latitude e longitude, apresentadas através de letras e números.
No primeiro mês de trabalho, as entregas incluíam apenas cartões e outros itens bancários. Todas foram feitas de moto ou a pé por dois entregadores. Eles precisaram cumprir, em média, 2 mil entregas dentro de 30 dias. Cada encomenda demora, no máximo, dois dias para chegar ao destino.
Antes do projeto, metade dos pacotes da Flash Courier não chegava ao destinatário. Após esse período, 82% aram a ser entregues com sucesso. O número representa um avanço de 60%, com perspectiva de melhora, segundo a startup.
Pelo volume demandado pelo Grupo Move3, a Carteiro Amigo recebeu cerca de R$ 6.800.
“Esses valores devem crescer exponencialmente. Os primeiros resultados são muito animadores e nossa expectativa é de abrir esses CEPs para o e-commerce, o que vai dobrar ou mesmo triplicar o volume das encomendas”, prevê Guilherme Juliani, CEO do Grupo Move3.
No mercado há mais de 30 anos, o Grupo Move3 fica sediado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e opera em um espaço de mais de 40 mil metros quadrados. Atualmente, a malha de distribuição do grupo realiza em torno de 10 milhões de entregas por mês.
Entre as suas empresas, está a Flash Courier. A empresa tem uma carteira de clientes composta por agências financeiras, bancos, empresas de ingressos, gestoras de benefícios como vale-alimentação, refeição e transporte, planos de saúde, entre outros segmentos.
Criada nos anos 2000 por Carlos Pedro da Silva Júnior, um morador da Rocinha, juntamente aos seus primos Sila e Elaine da Silva, a Carteiro Amigo começou em uma época em que os fundadores eram recenseadores do IBGE e perceberam a dificuldade de encontrar as residências a serem visitadas em sua comunidade.
Hoje, a startup é parceira de marcas como Mercado Livre, Renner, Centauro, Reserva e Sebrae-RJ.