.jpg?w=730)
“Alexa, abrir FIA Online”. Foto: divulgação.
A Fundação Instituto de istração (FIA), uma das escolas de negócios mais prestigiadas do país, começou a utilizar a Alexa, inteligência artificial da Amazon, em seus cursos digitais de pós-graduação e MBA.
A skill agora está disponível na FIA Online, plataforma desenvolvida para a instituição pela UOL EdTech, empresa da UOL especializada no setor educacional, que também idealizou a nova ferramenta.
Com a integração, o estudante pode acompanhar todas as aulas de seu curso com os comandos de voz “Alexa, abrir FIA Online” ou “Alexa, abrir FIA”.
Também é possível pular para sessões seguintes, retornar a conteúdos anteriores, checar informações sobre a matrícula, acompanhar a porcentagem do progresso no curso, receber notificações e esclarecer dúvidas a partir do recurso de perguntas mais frequentes.
“Além de evoluir nos estudos usando seu computador, smartphone ou Smart TV, o aluno da FIA Online agora tem uma nova alternativa de interface, que lhe permite acompanhar suas aulas enquanto realiza outras atividades, de maneira fácil e prática”, destaca Eduardo Savarese, diretor e coordenador de ensino a distância da FIA.
A integração é compatível com toda a linha de smart speakers/smart displays da família de dispositivos Echo, da Amazon, tais como Echo Dot, Echo, Echo Studio, dispositivos Echo Show, além do Fire TV Stick Lite.
Para incentivar o uso, a Uol EdTech está oferecendo um smart speaker do modelo Amazon Echo Dot 4ª Geração aos novos alunos que se matricularem em um dos cursos de pós-graduação ou MBA da FIA Online até o final do mês de abril.
Segundo a instituição, a iniciativa se estende apenas aos cursos oferecidos inteiramente a distância e cujo pagamento seja realizado em até 12 parcelas.
“A integração dos cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online à inteligência virtual da Amazon representa um salto significativo na experiência de aprendizagem digital dos nossos alunos”, afirma Alex Augusto, CEO do UOL EdTech.
Em março deste ano, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) também começou a utilizar a Alexa em todos os seus cursos de pós-graduação e MBA 100% on-line, também oferecidos na plataforma desenvolvida pela Uol Edtech.
A FIA lançou sua frente on-line em fevereiro de 2020, disponibilizando um o aplicativo para Android e iOS em novembro.
Através da plataforma, o estudante consegue assistir a todas as aulas nos modos on e off-line, ouví-las em formato de podcast, compartilhar trechos de seu conteúdo nas redes sociais, entregar trabalhos e realizar provas.
A UOL EdTech oferece o um software próprio de gestão de aprendizado (LMS, na sigla em inglês), além de um serviço conhecido no mercado como Online Program Management (OPM).
No jargão do mercado, OPN significa uma espécie de terceirização da presença digital de uma instituição de ensino tradicional, incluindo a concepção de sua presença digital e design dos conteúdos, ando pela captação dos alunos nos meios digitais, cobrança, atendimento e e aos alunos.
Com unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, a UOL EdTech é oriunda da Ciatech e da Webaula, dois players do mercado de LMS fundados nos anos 90.
Sua maior presença é no mercado empresarial, no qual atende 350 empresas. A UniBB, Universidade do Banco do Brasil, por exemplo, faz parte do portfólio.