Tamanho da fonte: -A+A f3m3k

Fapes dá adeus às planilhas. Foto: divulgação.
A Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES (Fapes), fundo que gere investimentos superiores a R$ 9 bilhões, migrou seu planejamento orçamentário para a nuvem, com a ferramenta Adaptive Planning.
Para adquirir a solução e realizar o projeto de implantação, a fundação contratou a ODE Peopleware, que também fez a capacitação inicial dos usuários da plataforma.
Com o Adaptive Planning, a empresa acelerou processo de elaboração, análise e acompanhamento dos planos orçados e realizados, incluindo a eliminação do uso de planilhas eletrônicas.
Além disso, a solução entrou em sintonia com a crescente descentralização do processo orçamentário da companhia, com a participação de todas as unidades istrativas, os centros de custo, que aram a ser responsáveis tanto pelos seus orçamentos quanto pela realização de suas despesas.
Segundo Almir Vianna Lobianco, chefe de Departamento de Controladoria, durante muitos anos os orçamentos da Fapes foram feitos em planilhas. Em épocas de inflação alta, por exemplo, o planejamento ficava bastante limitado em função das mudanças diárias na situação econômica do país.
"Hoje, especificamente para o plano de gestão istrativa, já estamos realizando projeções para 10 anos, de 2014 a 2023", explica Lobianco.
Instituída em 1975 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE - hoje BNDES), a Fapes é uma entidade fechada de previdência complementar e no ranking nacional das entidades fechadas de previdência complementar, ocupa a 12ª posição em patrimônio.