DISPUTA

Facebook proibida de usar a marca Meta 25384l

TJ-SP dá liminar a favor da integradora brasileira de tecnologia Meta. 3w223

01 de março de 2024 - 12:04
Telmo Costa, CEO e fundador da Meta.

Telmo Costa, CEO e fundador da Meta.

A Meta, gigante americana de tecnologia dona de empresas como Facebook, Instagram e Whatsapp, está proibida de usar a marca Meta no Brasil.

É o que determina uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, atendendo a um pedido de liminar feito pela Meta, uma integradora brasileira de tecnologia com 34 anos de mercado.

A decisão, tomada por unanimidade, deve ser cumprida nos próximos 30 dias e inclui ainda que a gigante americana informe permanentemente em seus canais de comunicação voltados ao país que o nome Meta pertence a uma empresa brasileira sem ligação com o Facebook.

A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 100 mil. O Facebook ainda não se manifestou sobre o tema publicamente. 

A Meta, fundada em 1990 em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, pediu o registro de marca em 1996, o que foi efetivado pelo INPI em 2008.

A Meta brasileira é uma empresa relevante, com 3 mil colaboradores espalhados pelo país, atendendo 300 clientes distribuídos em 8 países nas Américas e Europa. A empresa é uma referência em projetos SAP e desenvolvimento de software para o mercado corporativo. 

Já o Facebook decidiu adotar em 2021 o nome Meta, em meio ao encantamento de Mark Zuckerberg com o tema “metaverso”. De acordo com a Meta brasileira, o Facebook não tem registro da marca Meta no Brasil.

Segundo a Meta brasileira, o fato do Facebook ter escolhido o nome Meta causa “confusão, prejuízos e demandas sem precedentes” em diferentes esferas. 

Em uma nota divulgando a decisão judicial, a Meta dá uma mostra desses problemas.

O mais sério é que a empresa já consta como ré de forma equivocada em 143 processos judiciais, frente a um total “ínfimo” de ações na qual a Meta realmente está envolvida.

Os processos geram audiências, nos quais a Meta tem que comparecer para explicar que não tem nada que ver no assunto. Nos últimos meses, foram designadas 49 audiências em processos relacionados ao Facebook.

Além dos processos, a Meta recebe notificações extrajudiciais sobre problemas relacionados ao Facebook, ao Instagram ou ao WhatsApp, como ofícios do Procon solicitando providências ante reclamações de usuários dessas redes e notificações em procedimentos istrativos para apresentar defesa ou ofícios encaminhados pela Polícia Civil e Poder Judiciário, solicitando quebra de sigilo e bloqueio de contas no Instagram e no Facebook.

A Meta também afirma receber mensagens de ódio, reclamações e solicitações indevidas, além de reviews de usuários furiosos no Reclame Aqui e depoimentos de funcionários insatisfeitos no Glassdoor.

O desembargador Azuma Nishi, relator do processo, concluiu que a convivência das duas empresas é "inviável", dada a coincidência da área de atuação, e defendeu que o direito de exclusividade deve ser concedido a quem recebeu primeiro o registro do INPI.

"Não bastasse a titularidade dos registros da marca "Meta" pela autora, cujas concessões remontam há quase duas décadas, verifica-se que a aludida propriedade industrial tem sido incessantemente por ela empregada visando à identificação de seus produtos e serviços desde o ano de 1996, tendo sido investidas vultosas quantias objetivando seu amplo reconhecimento tanto no cenário nacional quanto internacional", diz um trecho do voto. 

“Esta decisão judicial evidencia a jornada da Meta, empresa que fundamos em 1990, e demonstra a entrega de valor que realizamos a sociedade, ao efetivarmos nosso propósito de utilizar a tecnologia para promover crescimento humano e potencializar negócios”, diz Telmo Costa, CEO e fundador da Meta.

Leia mais 59b1u

GOLPE

Deepfake faz famosos divulgarem jogo nas redes 2i1e9

Há 494 dias
IA

IBM e Meta criam aliança de inteligência artificial e5424

Há 534 dias
CIBERSEGURANÇA

Meta vaza dados de funcionários 2i9e

Há 541 dias
MÍDIA

Audy no conselho editorial da RBS 64x5k

DÍVIDAS

Big techs estão entre credores da 123Milhas 641nk

PORTFÓLIO

VTEX é nova cliente da Road 2ml3v