.png?w=730)
André Johannpeter (Foto: Divulgação)
O Instituto Caldeira, hub de inovação e negócios sediado em Porto Alegre, anuncia o ingresso de André Johannpeter, ex-CEO da Gerdau, em seu conselho de istração.
Atual presidente do conselho, Johannpeter esteve à frente da produtora de aço por 38 anos.
O conselheiro iniciou sua carreira na empresa em 1980 e acumulou experiências em diferentes áreas.
Durante sua trajetória, atuou como COO das operações canadenses e liderou processos estratégicos nos Estados Unidos e no Brasil.
Hoje, também preside o Instituto Gerdau e ocupa posições de liderança em entidades como a Associação Mundial do Aço (worldsteel), o Instituto Aço Brasil e a Alacero (Associação Latino-Americana do Aço).
Formado em istração de empresas pela PUC-RS, Johannpeter também estudou em instituições como a Universidade de Toronto, a Ashridge Business School e a Wharton School da Universidade da Pensilvânia.
Agora, o executivo se junta a um grupo de líderes empresariais que atuam de forma voluntária na governança do instituto, com o objetivo de fomentar a nova economia e contribuir para o desenvolvimento sustentável do ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul.
“Estou feliz em poder atuar de forma mais ativa junto ao Instituto Caldeira, cuja história acompanho de perto desde a sua fundação. Mesmo em meio a um cenário desafiador, o hub se tornou, nos últimos anos, um dos polos de inovação e negócios mais relevantes do Rio Grande do Sul, fortalecendo a conexão entre todo o ecossistema local e possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto real no negócio dos atores envolvidos”, afirma Johannpeter.
No Instituto Caldeira, será responsável por definir e acompanhar a execução do plano estratégico do hub, contratar a diretoria executiva e zelar pelas boas práticas de governança do grupo.
O Instituto Caldeira foi inaugurado em 2021, em um projeto liderado pela nata empresarial gaúcha, representada por nomes como as famílias Renner, Ling, Goldstein e Herrmann.
Atualmente, o hub abriga mais de 120 companhias residentes e startups, além de instituições do poder público e universidades.
A lista de residentes conta com empresas tradicionais, como Renner, Sicredi, Panvel, Vulcabras Azaleia, Banrisul, RBS e Randon, e da nova economia, como Agi, 4all, Nelogica, Banco Topázio, SafeWeb, Zenvia, Meta e StartSe.