POLÍTICA

Estudantes criam app sobre gastos públicos 1q4g49

O aplicativo mostra os gastos dos deputados federais mensalmente. 6g5d

12 de julho de 2016 - 10:12
Alunos do BEPiD desenvolveram o aplicativo Meu Deputado. Foto: Bruno Todeschini/Ascom-PUCRS.

Alunos do BEPiD desenvolveram o aplicativo Meu Deputado. Foto: Bruno Todeschini/Ascom-PUCRS.

Alunos do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD), programa para capacitação em tecnologias iOS oferecido pela PUC-RS e pelo Instituto Eldorado, desenvolveram o aplicativo Meu Deputado.

O projeto busca aproveitar as informações publicadas a partir da lei da transparência, pela qual todas as notas fiscais referentes aos gastos com dinheiro público ficam disponíveis à população.

O app, que está disponível na App Store, mostra os gastos dos deputados federais mensalmente. Nele, é possível identificar onde foi investida a verba destinada aos políticos, como divulgação, combustível, agens áreas, hospedagem, entre outros. 

“A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações”, afirma Claudio da Silva Dias Junior, um dos desenvolvedores. 

Os integrantes do grupo que ajudou a elaborar e executar o projeto são Anderson Kloss (Ciência da Computação/PUCRS), Claudio da Silva Dias Junior (Ciência da Computação/PUCRS), Felipe Vielitz (Jogos Digitais/Unisinos), Gianfranco Meneguz (Sistemas para Internet/IFRS),e Kévin Cardoso de Sá (Jogos Digitais/Unisinos).

A ideia surgiu após os alunos serem incitados a desenvolver um aplicativo que compreendesse uma problemática da sociedade. 

O app permite que o usuário e as notas fiscais referentes aos gastos dos políticos. Outro recurso possível é enviar um e-mail – a partir de um texto base pronto – questionando sobre o destino dos recursos públicos.

Os deputados federais tem direito, por exemplo, a cota parlamentar. O recurso pode ser utilizado para fins como agens aéreas, hospedagem, telefonia, manutenção do escritório, despesas com locomoção, serviços de segurança, entre outros.

O recurso varia de acordo com o estado do deputado, com o mínimo de R$ 30,7 mil (DF) e máximo de R$ 44,6 mil (AC). O valor mensal da cota parlamentar é utilizado pelo deputado por meio de reembolso ou por meio de débito automático no valor da cota. No caso de reembolso, o deputado tem até 90 dias para apresentar a documentação relativa ao gasto.

Leia mais 59b1u

PORTO ALEGRE

Quarto Distrito: saem os incentivos 3zy2f

Há 3448 dias
PUC-RS

Pompermaier é novo gerente da Raiar 5l6344

Há 3400 dias
EMPREENDEDORISMO

PUC-RS e UFRGS se aproximam 4j1xs

Há 3306 dias
SOFTWARE LIVRE

Futuro do Fisl corre riscos 2t246r

COGNITIVO

BB terá atendimento por voz no app 5b2o13

MOBILIDADE

Moovit integra recarga do cartão TEU! no app b6z3h

AGRICULTURA

App incentiva troca e doação de alimentos 3t4d2l

CAPACITAÇÕES

Amcham lança app sobre eventos a2z3e