Tamanho da fonte: -A+A f3m3k

A Engecorps contratou o ConstruBIM para iniciar projetos com BIM. Foto: Suwatchai Pluemruetai/Shutterstock.
Para colocar em prática seus investimentos em BIM (Building Information Modeling), que incluíram a aquisição de hardwares e softwares, além de treinamentos, a Engecorps Engenharia contratou o ConstruBIM, empresa especializada em soluções de gestão de projetos de engenharia do Grupo Construtivo.
O início da parceria se deu com a modelagem do primeiro projeto piloto: a reforma e ampliação da estação Jardim Belval da TM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Barueri. Posteriormente, o sistema BIM foi utilizado para desenvolvimento de um anteprojeto para revitalização do Centro de Convenções da Bahia.
“Com o apoio completo do ConstruBIM na implementação desta tecnologia, incluindo desde treinamento, consultoria e modelagem dos processos, conseguimos aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente, além de aprender os processos e fluxos de trabalho”, declara o chefe de departamento de Arquitetura e BIM manager da Engecorps, Marcelo Fugimoto.
Ambos os projetos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2014.
“Foi possível perceber uma otimização na geração de pranchas finais do projeto. Além disso, a visualização do modelo em 3D possibilitou obter maior clareza dos arranjos de projeto, facilitando na compatibilização e identificação de interferências”, pontua Fugimoto.
A redução do tempo na elaboração dos projetos também é outro ponto que agrega valor na modelagem em BIM.
“Reduzimos a quantidade de erros nos documentos e, consequentemente, de revisões e retrabalhos”, acrescenta ele.
A demanda para utilização do modelo BIM na Engecorps teve como orientação a busca pela atualização da empresa nos processos de trabalho.
“Nossa estratégia corporativa é buscar a manutenção do investimento em software, hardware e treinamentos. Difundir cada vez mais o conceito BIM na empresa e aplicá-los em outros projetos, além de manter uma consultoria para momentos que forem necessários”, explica Fugimoto.
Fundada em 1990, a Engecorps conta com mais de 200 profissionais em seis escritórios no Brasil: Barueri, São Paulo, São Carlos, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro.
A Construtivo, empresa de fornecimento de solução para gestão e processos para o mercado de engenharia, com oferta na nuvem e na modalidade SaaS, foi fundado em 1999 pelo Banco Santander espanhol. Em 2004, a operação brasileira se tornou independente.
Hoje a Construtivo conta com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, Cyrela Sul, Direcional, Rodobens, Makro, UHE Belo Monte, Rumo, Schahin e Raízen.