MAIS UM

Elea compra data center gaúcho da TIM 6s2gv

Centro de dados é mais uma aquisição da Elea, que já levou ativos da Oi e da Globo. 6u5162

30 de agosto de 2022 - 04:50
Elea está sempre em busca de novas compras. Foto: Pexels.

Elea está sempre em busca de novas compras. Foto: Pexels.

A Elea Digital fechou a compra do data center da TIM em Porto Alegre.

Ambas empresas não divulgaram o negócio, que foi revelado pelo site especializado Tele Síntese a partir de documentos enviados pela TIM para o Cade, órgão do governo que precisa aprovar a transação.

A documentação não abre o valor da venda, ou informações mais concretas sobre o tamanho do data center. A TIM seguirá usando parte da infraestrutura em regime de colocation.

A venda não é nenhuma surpresa. A tele já havia informado ao mercado em março de 2021 que se desfaria dos ativos até 2023.

Na mesma época, a TIM fechou um grande contrato com a Microsoft e Oracle. Na época, foi divulgada a migração de 100% dos sistemas da empresa para a nuvem. 

A TIM está focada em operar data centers menores e pulverizados, focados em melhorar a entrega dos serviços de telecomunicações (ou, para usar um chavão, a operadora está investindo em edge computing).

Até o final de 2023, a companhia terá 67 data centers de borda. Atualmente, são 46 data centers edge em funcionamento.

Já para a Elea, a compra é mais uma numa série de aquisições de data centers, com um perfil similar: grandes estruturas deixadas para trás por donos que estão migrando para a nuvem.

A Piemonte Holding, o fundo de investimentos carioca por trás do Elea, já havia comprado cinco centros de dados da Oi por R$ 425 milhões em 2020.

Os data centers estão localizados em Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Brasília, com duas unidades. A Oi fechou antes um grande contrato com a Oracle.

No mesmo ano, também foi adquirido o data center da Globo, uma grande estrutura no Rio de Janeiro.

Localizado nas proximidades do Parque Olímpico, zona oeste da capital fluminense, o data center é Tier III e foi um investimento feito pela Globo para a cobertura dos Jogos Olímpicos de 2016. A Globo fechou um grande contrato com o Google Cloud.

Leia mais 59b1u

CONTRATADO

Costa, ex-Equinix, é CRO da Elea 1l4q2g

Há 1272 dias
CHEGUEI

Tencent Cloud abre data center no Brasil 4x3s6n

Há 1276 dias
CONSOLIDAÇÃO

Scala leva data center da Algar Tech 6pp45

Há 1481 dias
CLOUD

Yamaha migra para OCI com Kyndryl 5r626v

ALERTA

CEO da Huawei: a coisa está feia 5wp17

CHUVA

Procergs cancela pregão de nuvem 541246