.png?w=730)
Christiano Justus (Foto: Divulgação)
A Educacional, área de negócios da Positivo voltada para o setor da educação, desenvolveu um professor digital baseado na inteligência artificial da Amazon Web Services (AWS) com a Nextios, uma unidade da LWSA, a antiga Locaweb.
O primeiro conceito foi construído no Bedrock, ferramenta de IA generativa, com conteúdo da Base Nacional Comum Curricular e diversos materiais de ensino.
“Nessa etapa, ele aprendeu com esses materiais e, pela idade do usuário, presumia o que ele deveria saber oferecendo informações no tom de voz das escolas associadas ao sistema”, explica Christiano Grillo Justus, head de engenharia e arquitetura do Educacional.
Os times criaram ainda uma arquitetura baseada em serviços como o AWS Lambda, serviço de computação que executa código em resposta a eventos e gerencia recursos de computação exigidos, e o Amazon Transcribe, que usa modelos de aprendizado de máquina para converter áudio em texto.
O uso do Amazon Transcribe, por exemplo, permite que aulas gravadas sejam salvas e transformadas em resumos pelo Bedrock que posteriormente poderão ser consultados pelos alunos.
Para Gabriel Leite da Silva, partner solutions architect da AWS, a estratégia de implementação isolada em tarefas específicas permitiu o equilíbrio entre informações genéricas, que não deveriam ser utilizadas, e muito específicas, que tornariam a solução similar a chatbots.
“Essa combinação de serviços é uma quebra de paradigma. Optamos por uma arquitetura serverless e ferramentas AWS que fornecem essa parte de low code, permitindo não apenas entregar rápido, mas dando à Positivo Tecnologia a oportunidade de experimentar diferentes cenários”, afirma.
A partir do conjunto de ferramentas, o professor digital oferece respostas rápidas integradas ao conteúdo de mais de 30 edtechs em busca de aprimorar a experiência dos usuários.
Além de resumo de aulas e elaboração de provas, a solução tem a capacidade de gerar conteúdos automaticamente.
O objetivo é disponibilizar a tecnologia amplamente para escolas, melhorando a gestão educacional e a experiência de aprendizado, possibilitando atender à demanda e realizar tarefas de diferentes níveis de usuários, com o a conteúdos específicos para professores, alunos e gestores.
“No futuro, o diretor de uma escola que quiser saber como estão suas turmas, poderá visualizar estas informações e receber sugestões de gestão. É um assistente de ações, s, dados e material. É para lá que estamos indo”, diz Justus.
A Educacional é uma empresa que desenvolve e oferece soluções educacionais personalizadas para escolas, redes de ensino e entes públicos do setor da educação. O intuito é conectar pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em um ecossistema único.
Fundada em 1994, a área já desenvolve e distribui soluções educacionais para mais de 40 países.
A Nextios é uma unidade de negócios da LWSA que atua no mercado B2B desde 2003 e, até junho de 2020, se chamava Locaweb Corp Cluster2GO.
Além da nuvem da AWS, seu portfólio de tecnologias inclui serviços de segurança e monitoramento de aplicações, entre outros.
Com times em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e São Paulo, a empresa tem um portfólio diversificado com mais de 60 clientes, incluindo nomes como Volkswagen, Kawasaki, Ipiranga, Marisa, Riachuelo, Cinemark e Akzo Nobel.