O eBay aposta em uma nova unidade de negócios, voltada a desenvolvedores externos: o X.Commerce, site que permite a criação de aplicativos posterior oferta a comerciantes do varejo online.
Os aplicativos podem ser projetados para rodar no Marketplaces, do eBay, e incluir métodos de pagamento do PayPal.
Além disso, os apps podem operar em conjunto com sites desenvolvidos pela Magento, empresa de software de e-commerce em plataforma de código aberta comprada pelo eBay em junho.
O X.Commerce é a quarta frente de negócios do eBay: o carro-chefe ainda é o Marketplaces, site de negociações entre clientes e vendedores, seguido pelo PayPal, sistema de pagamento online; e pelas soluções resultantes da compra, no começo deste ano, da GSI Commerce.
Conforme Matthew Mengerink, que dirige o X.Commerce, a nova divisão é focada no crescimento das demais.
“Quanto mais úteis forem os aplicativos feitos pelo X.commerce, mais provável será que comerciantes usem o Marketplaces, a tecnologia do PayPal e os serviços de comércio eletrônico da GSI”, afirma o executivo. “A ideia é monetizar indiretamente os principais ativos do eBay”, completa.
Com cerca de 725 mil desenvolvedores registrados atualmente, o eBay já conta com aproximadamente 4,6 mil aplicativos só na plataforma Magento, e todos já estão ativos no X.Commerce.