
A Drogaria Soares possui quatro unidades na cidade de São Paulo. Foto: Divulgação
A Drogaria Soares, rede de farmácias com atuação na capital paulista, está utilizando BD Rowa, robô que opera com base em inteligência artificial da Becton Dickinson (BD), uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo.
A partir do registro do farmacêutico no sistema, o dispositivo recebe os dados da receita médica, coleta os medicamentos na prateleira e coloca os produtos em uma esteira que os leva até o balcão.
O processo promete levar, no máximo, 30 segundos, o que seria 22 vezes mais rápido do que a operação manual.
Além disso, a tecnologia faz o controle em tempo real do estoque, considerando datas de vencimento, e renovando-o de acordo com a demanda diária da unidade para evitar atrasos e erros no inventário.
“Com a otimização do tempo gerada pela robotização, os atendentes de loja e os farmacêuticos conseguem estar efetivamente à disposição do cliente. Esse novo cenário representa menos filas, menos espera e mais escuta e orientação. Sem dúvida, esses foram os nossos principais ganhos, assim como para os clientes”, afirma Fernando Pinto, sócio-diretor da Drogaria Soares.
Fundada em 1969, a Drogaria Soares possui quatro unidades na cidade de São Paulo, além de uma farmácia de manipulação e do e-commerce. A matriz na Vila Mariana é responsável pela redistribuição dos medicamentos e produtos para as demais lojas.
A Becton Dickinson, por sua vez, atua como plataforma de gerenciamento de medicamentos e integra enfermagem, farmácia e TI em processos que vão desde o pedido até a logística de distribuição.
Com sede em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a empresa tem mais de 65 mil funcionários e, em 2021, obteve receita de US$ 20,2 bilhões, alta de 18,3% em comparação com o ano anterior.
Mais de 11 mil robôs da companhia estão instalados em cerca de 53 países, em especial na Alemanha, sede da fábrica do BD Rowa.