
Natal, Fortaleza e João Pessoa estão no foco da Dataprev. Foto: Depositphotos.
A Dataprev pretende contratar pesado no Nordeste, região para onde está indo quase metade das 1920 vagas abertas no concurso da estatal de tecnologia da Previdência Social.
Fortaleza, João Pessoa e Natal tem 900 vagas no concurso, que vai selecionar nove categorias diferentes de profissionais em áreas como análise de negócios, segurança e desenvolvimento de software.
Esta última categoria é a que terá mais vagas nas capitais do Nordeste, com 170 vagas cada.
A aposta da Dataprev parece ser pela descentralização da área de desenvolvimento de software: Florianópolis, em Santa Catarina, levou outras 170 vagas da categoria.
Rio de Janeiro e Brasília, onde a Dataprev mantém uma grande presença, levaram 20 vagas para desenvolvedores cada. São Paulo, nenhuma.
Vale destacar que a maioria das vagas é para formação de cadastro.
O concurso é uma mudança de rumos na Dataprev, que ainda em 2020, durante o governo Jair Bolsonaro, havia anunciado a intenção de demitir 493 empregados, 15% do quadro total da estatal de tecnologia.
IMPACTO LOCAL
Com 2,7 milhões de habitantes, Fortaleza é a maior das três capitais nordestinas nas quais a Dataprev pretende contratar desenvolvedores. João Pessoa e Natal são cidades de porte similar, com ao redor de 900 mil habitantes.
Nenhuma das três cidades chega a ter um setor de tecnologia muito desenvolvido, ao contrário de Recife, que seria a referência da região.
Assim, independentemente do tamanho que as operações da Dataprev já tenham nas cidades, a estatal vai se tornar uma das maiores, se não a maior, empregadora no setor de TI em João Pessoa e Natal, e, provavelmente, também em Fortaleza.