EIXOS

Cummins aprimora logística com D2P 116b24

Empresa focou na visibilidade de custos, otimização do número de embarques e prazos nas importações. 6c324c

27 de fevereiro de 2025 - 06:24
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A divisão de eixos da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), principal fornecedora de eixos e sistemas para veículos comerciais pesados na América do Sul, adotou a solução da D2P, startup especializada em logística internacional adquirida em 2023 pela eComex.

Com foco na importação de matéria-prima e produtos acabados do setor automotivo, a empresa tinha os objetivos de reduzir o número de embarques aéreos, otimizar os lotes marítimos por meio da consolidação de carga e viabilizar a busca por novos fornecedores.

A ideia era abrir a possibilidade de trazer mercadorias de baixo volume, mas com alto valor agregado, o que antes não era possível devido ao alto custo de importação. 

Pensando nisso, a D2P conta que integrou alguns de seus produtos para obter uma solução de múltiplas camadas, capaz de oferecer total visibilidade de custos, otimização do número de embarques e prazos nas importações, com monitoramento em tempo real.

Em vez de embarques fragmentados, as mercadorias começaram a ser consolidadas em eventos únicos, possibilitando a inclusão de fornecedores antes não competitivos e ampliando o leque de opções do time de suprimentos. 

Segundo a companhia, o principal resultado foi uma melhora na gestão do custo logístico de importação, além da melhoria na performance da área de suprimentos importados.

“A implantação da solução da D2P trouxe resultados tangíveis para a nossa empresa, viabilizando uma correta gestão dos custos e eliminando desperdícios, otimizando rotas e desenvolvendo controles para melhorar o fluxo de informações e a tomada de decisão”, avalia Rafael Souza, diretor de compras na Cummins.

A Cummins é conhecida principalmente por seus motores a diesel e a gás, além de outras soluções para o setor automotivo e industrial. Quando se trata de eixos e sistemas para veículos comerciais pesados na América do Sul, a referência principal é a Meritor, que foi adquirida pela Cummins em 2022.

Segundo a empresa, a união das marcas permitiu que a Cummins se posicionasse como uma fornecedora completa de soluções de propulsão e mobilidade para o transporte comercial, indo além dos motores e abrangendo toda a cadeia de transmissão e eixos.

Fundada em 1986 e com sede em Limeira, São Paulo, a eComex faz parte do Grupo Cassis e desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior. A companhia conta com mais de 170 colaboradores e mais de 150 clientes em vários países, com destaque na América Latina.

Leia mais 59b1u

CESTAS

Domicili adota ERP da Mega 4b3464

Há 86 dias
STREAMING

Cazé TV tem assistente virtual com IBM 6t6y1t

Há 86 dias
INDÚSTRIA

Aurora melhora conectividade com Extreme Networks 5m5u67

Há 86 dias
RESULTADO

Senior Sistemas fatura R$ 975,9 milhões 623m11

CONTROLE

LaLiga quer combater Gatonet 263x64

PIX-Ô-Ô

Pix por aproximação começa a valer no Carnaval 2l30a