
A companhia é líder global na comercialização de açúcar e etanol. Foto: divulgação.
A Copersucar, gigante brasileira de exportação de açúcar e etanol, migrou sua infraestrutura principal de TI, que estava no modelo on premise, para a IBM Cloud com e da IBM Global Technology Services.
Segundo a empresa, que já é cliente da IBM há mais de uma década, a decisão de migrar para a nuvem foi pautada pela busca de agilidade, escalabilidade e custos adequados — e a IBM Cloud se mostrou a escolha certa para ter mais agilidade nas entregas sem perder a qualidade e segurança do modelo anterior.
“Seguramente, este será um vetor para acelerar ainda mais a entrega de serviços e de novas soluções aos clientes internos, externos e ao nosso ecossistema, composto pelas nossas 34 usinas sócias", afirma Dalbi Arruda, CIO da Copersucar.
Com a migração, a companhia afirma que conseguiu ganhar mais flexibilidade, segurança e escalabilidade de infraestrutura, além de reduzir custos operacionais de TI.
Hoje, a IBM gerencia todo o ambiente híbrido de TI da Copersucar, incluindo cargas de trabalho SAP, faturamento e sistemas de logística.
“Além da eficiência e da escalabilidade, em IBM Cloud contamos com tecnologia de ponta em segurança, que permite à Copersucar rodar cargas de trabalho críticas ao mesmo tempo em que protege a integridade dos seus dados e operações", explica Luis Marcelo Teixeira, diretor de serviços de infraestrutura da IBM Brasil.
A IBM ainda gerencia o Service Desk de TI da Copersucar, movido pela inteligência artificial da solução IBM Workplace Services with Watson, que resolve de forma autônoma chamados de TI, como redefinições de senha de sistemas e o às pastas de rede, dos mais de 500 funcionários da empresa em todo o Brasil.
Fundada em 2008, a Copersucar tem sede em São Paulo e atua na gestão de todos os elos da cadeia de açúcar e etanol, desde o acompanhamento da safra no campo até os mercados finais, incluindo as etapas de armazenamento, transporte e comercialização.
A companhia é líder global na comercialização de açúcar e etanol e a maior exportadora brasileira desses produtos. Somente na safra 2019-20, foram 3,7 milhões de toneladas de açúcar e 5 bilhões de litros de etanol comercializados.