
Roberval Tavares, CEO da Constanta.
A Constanta, uma empresa tradicional no setor de eletroeletrônica, acaba de fechar a compra da Laager, uma companhia fundada em 2010 que se tornou uma referência em medidores eletrônicos para consumo de água, gás e energia.
Não foi revelado o valor do negócio, que, segundo a Constanta, cria a maior empresa em “número de dispositivos IoT em contrato e instalados” na América Latina.
As empresas não abrem qual é essa quantidade, ou quanto dela veio agora com a Laager.
A Constanta já tem alguns outros produtos que utilizam tecnologia de Internet das Coisas no seu portfólio, incluindo aí automotivo, advertising, automação comercial, defesa aeroespacial, saúde, telecomunicações, agronegócio e energia.
Já a Laager atua num segmento de alto potencial, na medida em que cada vez mais condomínios buscam oferecer contas individualizadas de água para os moradores, o que só funciona com medidores inteligentes.
As duas empresas são complementares também na atuação. No mercado desde os anos 50, a Constanta produz aparelhos eletrônicos para terceiros. Durante um longo período, entre 1969 e 1998, a empresa foi controlada pela gigante holandesa Phillips.
A Laager é focada no serviço, oferecendo plataformas web completas para gestão de dados, serviços de campo e atendimento ao cliente.
Em nota, a Constanta fala em planos de investimento de R$ 150 milhões em cinco anos, com a meta de quadruplicar o faturamento ao longo desse período, ando para R$ 650 milhões.
“A Constanta é uma empresa pioneira no mercado de eletrônicos no Brasil. Agora, com a Laager e sua equipe experiente, vamos aprimorar ainda mais nossas ofertas ao mercado para nos tornarmos referência também em soluções de Internet das Coisas”, diz o CEO da Constanta, Roberval Tavares.