REVITALIZAÇÃO

Cisco: wi-fi público no Porto Maravilha 574m6x

A primeira fase do projeto, de caráter experimental, foi lançada na Praça Mauá. 2s523i

09 de maio de 2016 - 12:17
A Cisco irá fornecer cobertura de wi-fi público para o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

A Cisco irá fornecer cobertura de wi-fi público para o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

A Cisco irá fornecer cobertura de wi-fi público, através de hotspots, para o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. 

A primeira fase do projeto, de caráter experimental, foi lançada no sábado, 7/5, na Praça Mauá. A próxima fase de cobertura do projeto de wi-fi público inclui área de 1,4 km de extensão entre os armazéns 1 e 8, totalizando 100 mil metros quadrados até julho de 2016.

Além do o à internet, a infraestrutura instalada pela Cisco em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro prevê a possibilidade de implementar novos serviços inteligentes e a conexão dos efetivos operacionais que atuam na área. 

O wi-fi gratuito está disponível aos moradores e visitantes antes e depois dos Jogos Rio 2016. Durante os Jogos, a infraestrutura instalada será dedicada à integração de serviços e à gestão da área pelos órgãos que cuidam da operação da cidade.

“A tecnologia tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade e a redewi-fi contribuirá efetivamente para transformar o Porto Maravilha em um exemplo de bairro mais humano, inteligente e digitalizado. A infraestrutura instalada na região colabora com a operação urbana e abre novas oportunidades de desenvolvimento e negócios por meio da integração da rede com serviços inteligentes e com o ecossistema de inovação local”, afirma Nina Lualdi, diretora sênior de Inovação da Cisco na América Latina.

No centro do projeto estará a plataforma Cisco Mobility Services Engine (MSE) e a tecnologia Cisco Connected Mobile Experiences (CMX), ferramenta de análise baseada em localização. 

Com a Cisco CMX será possível coletar informações do fluxo e da concentração de pessoas, além de dados demográficos para planejamento estratégico da cidade. Com as informações coletadas, será possível otimizar as redes de acordo com o tráfego, fornecer conteúdo personalizado e até mesmo ajustar posição e horários de agentes públicos para atendimento à população.

O Porto Maravilha é uma iniciativa para resgatar uma área de 5 milhões de metros quadrados na região portuária do Rio. O projeto é uma operação de R$ 8 bilhões em 15 anos.

A ideia do Porto Maravilha é recuper a infraestrutura urbana, o transporte, o meio ambiente, os patrimônios histórico e cultural, além de melhorar as condições habitacionais da região, que encontrava-se em estado de grande degradação.

Leia mais 59b1u

AMÉRICA LATINA

Cisco tem nova diretora de canais 32r3g

Há 3373 dias
ÚNICO NO BRASIL

Gerente da Sonda tem certificado Cisco inédito 4y173d

Há 3373 dias
AQUISIÇÃO

Cisco reforça Spark com Synata 42621q

Há 3364 dias
O

Dante Alighieri turbina Wi-Fi com Cisco i6b6p

DocuSign: acordos com IBM, Deloitte e Cisco 2r4d6i

IOT

Museu do Amanhã: parceria com Cisco 48136o