
Exploradora de petróleo e gás otimiza processos com Totvs.
A subsidiária brasileira da Sinopec, empresa de exploração e produção de petróleo e gás da China, adquiriu um ERP da Totvs.
A implantação foi realizada em três meses e incluiu os módulos de Compras, Contabilidade, Fiscal, Ativo Fixo, Financeiro, RH, além da Emissão de Notas do módulo de Faturamento do Protheus 11.
Em uso desde maio deste ano, o sistema já mostra resultados, segundo Edicleis Pereira Almeida, Controller da Sinopec.
“Os maiores benefícios são o total controle da informação, pois antes terceirizávamos toda parte de tesouraria, contabilidade, fiscal, RH”, explica o executivo.
A solução também propiciou integração com o software próprio da Sinopec chinesa - conforme Almeida, o Totvs irá produzir um relatório com todas as informações que serão importadas pelo sistema da matriz.
“A Sinopec brasileira é a primeira subsidiária no mundo a adotar um sistema local”, comenta o Controller.
Ainda de acordo com Almeida, pesou na escolha do Totvs o atendimento a especificidades fiscais e legais do mercado brasileiro, além de ser multi-idioma.
“O sistema também operar em inglês foi preponderante, pois trabalhamos com quatro moedas: o real, o dólar, o yuan (Renminbi) chinês e o dólar de Hong Kong”, conta Almeida.
Mais à frente, é possível que a empresa agregue novos módulos ao sistema, segundo ele.
“Tudo dependerá do crescimento da Sinopec no Brasil, onde a empresa vem investindo fortemente”, finaliza o Controller.
Fortemente mesmo: conforme declaração do presidente da Sinopec Brasil, Zuo Yaojiu, no site da empresa, desde 2010, quando iniciou atuação no Brasil em parceria com Repsol, Galp e Petrobras, a companhia já investiu cerca de US$12 bilhões no país.
No mundo, a Sinopec ocupa o quinto lugar no ranking das 500 maiores empresas da Revista Fortune.
O projeto é mais um a reforçar a estratégia anunciada pela Totvs no primeiro semestre deste ano para incrementar sua atuação no mercado global, fazendo frente a gigantes como SAP e Oracle.
De acordo com o presidente da Totvs, Laércio Cosentino, o plano é atender tanto a companhias brasileiras com operações exteriores, quanto às que fazem o movimento contrário.
“Vamos receber as empresas quando pem o pé no país, nos tornarmos um parceiro global de TI de todas”, comentou Cosentino em entrevista ao Baguete Diário em abril deste ano.
Um dos primeiros cases da estratégia foi a Sumitomo Heavy Industries, fabricante japonesa de redutores de velocidade que adotou o ERP Totvs em sua primeira fábrica no Brasil, instalada em Itu.
Com faturamento global na casa dos US$ 6,8 bilhões em 2010, a Sumitomo prevê capacidade produtiva de mais de 1,5 mil itens por ano na fábrica brasileira, inaugurada em novembro de 2011.