
Foto: Depositphotos
A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), escolheu soluções da Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, para otimizar seus processos de autorização de procedimentos médicos.
Antes da implementação, os processos de autorização eram executados manualmente, com longos períodos para análise e devolução de uma resposta aos pacientes. Diante desse cenário, a organização foi em busca de novas soluções tecnológicas.
Para que o projeto tivesse sucesso, foi preciso automatizar a análise de autorizações médicas, integrar diferentes sistemas e plataformas, desenvolver modelos de inteligência artificial que emulassem decisões médicas e integrar os modelos no fluxo operacional.
Foi necessário implementar tecnologias como o Microsoft Azure Databricks, utilizado para processamento e análise de grandes volumes de dados, e o Microsoft Azure Data Factory, para orquestração e movimentação de dados entre diferentes sistemas.
Além disso, foram adotados o Microsoft Azure Data Lake e o Microsoft SQL Server para armazenamento e transação de dados históricos.
A integração das soluções exigiu a participação de múltiplas áreas da Cassi, incluindo regulação, riscos, operação e tecnologia.
Segundo a organização, o desafio principal foi garantir que os conceitos de IA fossem compreensíveis para as áreas de negócio, de modo a garantir a confiança necessária para colocar a solução em produção.
Como resultado, a empresa ou a usufruir de um tempo de análise reduzido de três dias para poucos segundos. Além disso, aproximadamente 10% das autorizações, ou cerca de 12 mil por mês, aram a ser automatizadas, sem intervenção humana.
Isso levou a uma economia anual estimada em R$ 4 milhões e à liberação da equipe técnica para casos complexos.
Com o sucesso inicial da implementação, a Cassi já planeja expandir o uso das tecnologias da Microsoft para outros processos.
Entre os próximos projetos, estão a aplicação de IA para o processamento de pedidos de reembolso e o desenvolvimento de um assistente virtual para e interno utilizando IA generativa.
A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) é uma entidade de autogestão em saúde, sem fins lucrativos, criada em 1944 com o objetivo de oferecer assistência à saúde aos funcionários do Banco do Brasil e seus dependentes.
Considerada um dos planos de saúde mais antigos do Brasil, se destaca por sua atuação voltada à saúde preventiva e ao cuidado integral. Atualmente, tem mais de 720 mil beneficiários.