
Carrefour lançou encurtador de URLs
O hipermercadista Carrefour lançou nessa segunda-feira, 16, um encurtador de URLs.
Desenvolvido pela agência F/Nazca, o serviço – batizado de Virou.gr (que significa “virou grama”, numa referência à unidade de medida) – converte cada caracter encurtado em uma doação de alimentos à Cruz Vermelha do Brasil.
Os alimentos serão enviados à entidade a partir das filiais do Carrefour pelo país.
A meta da empresa é chegar a 10 milhões de caracteres encurtados, que equivaleriam a 10 milhões de gramas, ou 10 toneladas.
Além do português, a página do serviço tem versões em inglês, francês e espanhol - dessa forma, internautas de outros países poderão ser convidados a se engajar na campanha.
Na prática, o mecanismo funciona como outros encurtadores de URLs no mercado. Endereços com dezenas de caracteres são reduzidos a novas URLs, com apenas algumas letras. O usuário sabe, na hora, quanto equivale a sua encurtada em gramas de alimentos a serem doados.
Um contador no site mostra que mais de meio milhão de gramas já foram doadas, até a publicação dessa matéria.
“Ferramentas encurtadoras de URL já são comuns entre os brasileiros, que têm presença ativa nas redes sociais. Porém, o Virou.gr se diferencia pela finalidade social”, reforça José Melchert, responsável pelo Marketing do Carrefour.
Em março, 99% dos internautas brasileiros aram alguma rede social, conforme dados de estudo divulgado pela comScore, empresa mundial de pesquisas.
Muitos provavelmente usaram encurtadores para compartilhar links, especialmente no Twitter, observa Melchert.