.png?w=730)
Adriano Contrera, novo CEO para a América do Sul da Capgemini (Foto: LinkedIn)
A Capgemini, multinacional sa de consultoria, tecnologia e outsourcing, nomeou Adriano Contrera, profissional de carreira da empresa, como o mais novo CEO para a América do Sul, região que abrange suas operações no Brasil e na Argentina
Antes de ser promovido, Contrera atuou como Chief Operating Officer (COO) e vice-presidente de serviços de aplicação, além de ter sido membro do conselho de gerenciamento da companhia.
Nesse período, desempenhou papel fundamental no lançamento do Capgemini's Applied Innovation Exchange (AIE) no Brasil, uma plataforma global que habilita as empresas a desenvolverem competências em inovação a longo prazo.
Entre 2011 e 2015, Contrera também ocupou o posto de vice-presidente e compôs o conselho de gerenciamento da T-Systems do Brasil. No seu primeiro ano na empresa, atuou como diretor-gerente.
Na época, o profissional liderou programas de transformação e implementou plataformas dinâmicas nos data centers da companhia. Entre suas outras responsabilidades, estavam vendas de SI, operações de negócios, projetos e entrega de Association Management Softwares (AMS) e o ponto de produção de Blumenau, liderando um time de mais de 970 pessoas.
Na Bearing Point, onde trabalhou por cerca de sete anos, ou pelos cargos de diretor-gerente de utilidades, diretor de utilidades e gerente sênior.
Sua jornada acadêmica inclui um bacharelado em istração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), pós-graduação em istração de negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e certificações em liderança pela Yale School of Management e pela European School of Management and Technology (ESMT) Berlin.
Em seu novo cargo, Contrera sucede Maurizio Mondani, que estava à frente das operações sul-americanas da empresa há seis anos, agora focado em projetos estratégicos para as operações globais da Capgemini.
“Nos últimos anos, tive o prazer de implementar projetos que foram essenciais para maximizar o potencial de nosso portfólio e entregar valor aos negócios dos nossos clientes. Temos uma equipe talentosa e estou empenhado em continuar a investir em nossas pessoas”, comenta Contrera.
Com 50 anos de história, a Capgemini conta com 300 mil profissionais em quase 50 países.
Em 2021, o grupo reportou uma receita global de €18,16 bilhões. A companhia está há 10 anos no Brasil, com sede em Barueri, São Paulo.