.png?w=730)
Serviço será gratuito para pagadores (Foto: Divulgação)
O Banco Central do Brasil anunciou o lançamento do Pix Automático, funcionalidade do sistema de pagamentos que possibilitará o débito automático de contas recorrentes, para abril de 2024.
A nova modalidade poderá ser usada para pagar contas de serviços essenciais, como energia elétrica, gás e telefonia, além de despesas com escola, academia, condomínio e streamings.
Para ativar o serviço, bastará que o pagador forneça seus dados bancários para o prestador de serviços e autorize os pagamentos através do aplicativo do banco escolhido.
Outras opções incluem leitura de QR Code e o uso do Pix Copia e Cola, conforme reporta o Tecnoblog.
Além disso, o pagador poderá estabelecer limites de parcelas a serem debitadas, bem como optar pelo cancelamento a qualquer momento.
Segundo o Banco Central, atualmente a opção de débito automático depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, o que gera complexidade operacional e custos elevados, restringindo o serviço a grandes empresas e, em geral, apenas prestadoras de serviços públicos.
Já o Pix Automático irá contemplar empresas de qualquer segmento e porte, sejam elas físicas ou digitais, sendo gratuito para o pagador e estando sujeito a tarifas no recebimento pelas companhias.
De acordo com o g1, o cronograma da instituição financeira busca publicar as regras da modalidade até setembro deste ano. A partir de outubro, deve iniciar uma fase de desenvolvimento que deve perdurar até fevereiro do ano que vem.
Em março devem ocorrer testes para que o Pix Automático seja lançado em abril.