PARCERIA

Bancos se unem por blockchain 465w

Banrisul, Banco do Brasil, Caixa, Santander e Sicoob colaboram em experimentos com a tecnologia. 1y5d2i

25 de maio de 2018 - 15:58
O anúncio da rede interbancária foi feito durante o 11º Fórum Internacional de TI do Banrisul.

O anúncio da rede interbancária foi feito durante o 11º Fórum Internacional de TI do Banrisul.

As áreas de tecnologia das instituições financeiras Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob se uniram para desenvolver soluções conjuntas que envolvem a tecnologia blockchain.

O anúncio da rede foi feito durante o 11º Fórum Internacional de Tecnologia da Informação do Banrisul, realizado nos dias 23 e 24/5.

Juntas, as empresas criaram o Sistema Financeiro Digital (SFD), um experimento das áreas de TI. O objetivo é explorar o potencial do blockchain a partir de testes para o desenvolvimento de novas ferramentas.

Como primeiro projeto, as instituições criaram uma rede interbancária para envio de valores entre clientes de diferentes bancos de forma imediata, sem intermediários e disponível em qualquer dia e horário.

A solução, ainda experimental na rede interna de desenvolvimento, permite que o correntista de qualquer banco envolvido utilize seu aplicativo de mobile banking para fazer transferências para pessoas com contas em outras instituições que fazem parte do projeto.

Pelo sistema, o cliente consegue verificar os contatos que contam com um aplicativo compatível com a transferência pela agenda do celular. 

O plano é que os apps das diferentes instituições leve os clientes para uma interface em comum para todas as transferências interbancárias.

Como não há um único modelo de plataforma blockchain consolidado, o SFD trabalha com diferentes opções. O projeto já criado conta com uma API de integração com as plataformas blockchain. Hoje o grupo testa paralelamente os sistemas MultiChain e HyperLedger.

Márcio Rodrigues, gerente de arquitetura corporativa do Sicoob, reforça que o projeto poderá incluir outras instituições que tenham interesse em trabalhar com o grupo de forma colaborativa.

“A adesão das instituições financeiras, assim como dos clientes, é espontânea”, reforça.

A implantação da ferramenta para os consumidores ainda necessita de aprovação das áreas de negócios dos bancos.

Todos os bancos envolvidos no SFD integram o Grupo de Trabalho Blockchain da Febraban, criado em 2016 para explorar a nova tecnologia.

A iniciativa da federação também inclui as instituições Banco Central, BM&FBovespa, Bradesco, BTG Pactual, CETIP, CIP, Citibank, Itaú-Unibanco e JP Morgan.

Leia mais 59b1u

STARTUPS

Banrisul terá fundo de R$ 50 mi para fintechs 3c632j

Há 2557 dias
EXCLUSIVO

Conheça a TI do C6Bank f1k4d

Há 2557 dias
FINTECH

Neon tem acordo com Votorantim 1f1q2b

Há 2574 dias
BANCOS

Banco Votorantim usa GRC da Nasdaq BWise n4x3g

HADOOP

Semantix distribui Cloudera no México 153y26

STARTUPS

Idexo abre nova chamada para aceleração t6f1o

STARTUPS

Banco Central regula fintechs de crédito 51295y