ESTRATÉGIA

Banco do Brasil: unidade foca em IA 154a26

Banco deu uma sacudida no organograma e apostou em tecnologia de análise de dados. 20262l

30 de julho de 2019 - 12:09
80% das transações do BB já acontecem online. Foto: Divulgação.

80% das transações do BB já acontecem online. Foto: Divulgação.

O Banco do Brasil acaba de anunciar uma reorganização interna, que inclui entre suas medidas a criação da Unidade Inteligência Analítica.

A nova unidade deverá centralizar o acompanhamento das evoluções, inovações e desenvolvimento de técnicas, ferramentas e soluções com uso de Inteligência Analítica e de Inteligência Artificial, aponta o BB em nota.

O banco não chega a explicar em detalhes o funcionamento da nova unidade, incluindo quem deve liderá-la, ou a quem ela estará subordinada no organograma interno.

Em linhas gerais, a orientação está clara: reduzir a presença física e o número de funcionários e apostar em tecnologia no atendimento.

O Banco do Brasil deve transformar em pontos de atendimento 333 agências espalhadas pelo país (o BB tem mais de 5 mil agências) além de lançar um plano de demissões voluntárias.

“Esse movimento do BB surge a partir da contínua melhoria e digitalização de processos e produtos; a revisão e o aperfeiçoamento do modelo de atendimento e de relacionamento e o robusto desenvolvimento de soluções para os canais digitais”, explica o banco em nota.

Hoje, 80% das transações feitas pelos clientes do Banco do Brasil já acontecem em celulares e na Internet. Ainda em 2017, foi lançado um chatbot para Facebook através do Watson, plataforma de computação cognitiva da IBM. 

O BB também está investindo no chamado open banking, um modo de trabalhar pelo qual empresas podem ter o ao seu sistema, visando ofertar serviços, na sua maioria online.

A lista dos parceiros inclui a startup de comparação de empréstimos consignados Bxblue e ContaAzul, uma plataforma de gestão em nuvem para pequenas empresas.

O BB foi o primeiro banco da América Latina a fazer uma operação estruturada de Open Banking com o lançamento do Portal do Desenvolvedor em junho de 2017.

A página para desenvolvedores concentra as informações das APIs (Application Programming Interface) que o Banco do Brasil oferece aos desenvolvedores de aplicativos, que, por sua vez, colaboram com a criação de produtos financeiros integrados. 

Leia mais 59b1u

EXPERIÊNCIA

Usuário acha cadastro de bancos digitais ruim c4p6t

Há 2140 dias
ANÁLISE

Big Tech quer dominar o dinheiro com Libra 3i3i

Há 2139 dias
FINTECH

Ex-CEO do Pag lidera Liftbank h1wu

Há 2125 dias
TENDÊNCIA

Como a cultura aberta pode ajudar o Open Banking 67y3i

CARREIRA

Martins troca Banco Renner por Midway 2m392j

SEGURANÇA

Clientes de quatro bancos tiveram dados expostos 3141m

STARTUP

MLabs recebe aporte da Domo Invest 603j6u

NUVEM

Banco Fibra migra aplicações para AWS 3h4c5b

QUALIDADE

Alelo melhora desenvolvimento com Yaman 2q4x5n

TROCO

Cartão de crédito com limite de R$ 1 milhão 2f6114

DADOS

RTM: R$ 10 milhões em novo data center f735a