ESCOLHAS

Azure não é mais a favorita da SAP 5a6b2x

Gigante alemã não vai mais vender nuvem da Microsoft como primeira opção. 23c2x

25 de maio de 2021 - 04:30
Acabou o amor. Acontece. Foto: Pexels.

Acabou o amor. Acontece. Foto: Pexels.

A SAP e a Microsoft decidiram encerrar sua parceria comercial, pela qual a gigante alemã oferecia a Azure como opção preferencial para clientes interessados em rodar seus softwares de gestão na nuvem.

A decisão, sobre a qual não foi feito alarde, foi revelada pelo site Business Insider.

O programa, chamado de Embrace, começou em 2019 e previa facilidades para os clientes interessados em rodar o S/4 da SAP no Azure, e, mais importante, que as duas empresas vendessem os produtos uma da outra.

De acordo com o VP de Customer Success da SAP, David Robinson, a decisão, válida a partir de 30 de junho, foi “mútua” e tomada no “” dos clientes. A cooperação técnica entre as empresas segue.

Pelo lado da SAP, é fácil entender a decisão. Muitos clientes querem rodar seu ERP na nuvem da AWS, a líder de mercado, ou no Google, atualmente no terceiro lugar. Para a companhia, não é muito negócio empurrar Azure.

Segundo analistas ouvidos pelo Business Insider, a decisão também mostra a prevalência de uma abordagem de multicloud, no qual os clientes selecionam diferentes fornecedores para diferentes funcionalidades.

Nesse sentido, era prejudicial para a SAP dar a impressão de que suas soluções funcionam especialmente bem com um fornecedor em específico.

O site Cloud Wars vai um pouco mais longe, notando que o mercado mudou em dois anos, tornando a Microsoft um concorrente nos mercados chave da SAP.

A Microsoft anunciou em março uma estratégia "industry first" para sua nuvem, adaptando o Azure para diferentes verticais, incluindo um papel maior para a suíte de software empresarial Dynamics 365.

O Dynamics 365, em especial o ERP, antes conhecido como Dynamics AX, nunca foi um competidor de peso para a SAP, mas a empresa pode ter avaliado que a nova estratégia da Microsoft gera um risco.

Um potencial beneficiado pela atitude mais equânime da SAP no assunto nuvem pode ser o Google, tendo em conta que o presidente do Google Cloud é Rob Enslin, um executivo que fez carreira na SAP.

Leia mais 59b1u

BRASÍLIA

Huawei está na nuvem do Serpro ac2s

Há 1466 dias
FOI

Microsoft consegue contratar Rodrigo Kede 343s26

Há 1467 dias
COMANDO

Szucko, ex-Microsoft, está na Nozomi Networks 3m2u4a

Há 1469 dias
ADEUS

Microsoft desiste do seu blockchain 2v6k6d

CLOUD

Oracle anuncia segunda região de nuvem no Brasil 3tc5n

MIAU

Vitória da Microsoft no Pentágono pode miar 3g5p5s