
Fabiano Moura, gerente executivo de TI do Grupo Autoglass. Foto: LinkedIn
O Grupo Autoglass, atuante no comércio de autopeças e gestão de serviços terceirizados, adotou a plataforma Falcon, da CrowdStrike, multinacional americana em alta no segmento de segurança, para proteger seus endpoints.
Segundo Fabiano Moura, gerente executivo de TI do Grupo, a empresa não tinha sistemas que forneciam as informações necessárias com rapidez suficiente ou de maneira proativa.
“Tínhamos que pesquisar nos logs, fazer correlações. Não tínhamos tempo nem recursos para esse processo. Os desafios da companhia eram focados em visibilidade e rastreabilidade em nosso ambiente — por exemplo, rastreando comportamentos estranhos, descobrindo onde e como os incidentes começavam", explica Moura.
Assim, o Grupo fez uma prova de conceito com a CrowdStrike e constatou que a empresa ajudaria a resolver o problema de visibilidade do ambiente tecnológico.
Conforme Luiz Pinon, coordenador de TI do Grupo Autoglass, a americana foi escolhida pela sua fácil integração com outras soluções de segurança, como firewalls e antispam.
"Conseguimos usar a solução para estabelecer um método de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) para consolidar e correlacionar dados e análises, conseguindo uma visão única de todo o ambiente", explica Pinon.
Em menos de um mês, a plataforma da CrowdStrike foi instalada e já protegia cerca de 2,5 mil endpoints.
Todo mês, funcionários das duas empresas realizam uma reunião para analisar o status atual de segurança, sugerir melhores práticas e compartilhar notícias sobre atualizações.
"Não adianta ter a melhor ferramenta se não houver e de acompanhamento para usá-la da melhor forma", destaca Moura.
Segundo o Grupo, as soluções da CrowdStrike melhoraram a produtividade, eficiência e o impacto nas operações da empresa, sem causar degradação de desempenho.
A melhora foi sentida principalmente pelo time do data center, que gerencia mais de 500 servidores.
Com a plataforma, a equipe não precisa mais reiniciar os servidores quando há novas atualizações, pois elas são processadas automaticamente on-line, fazendo com que horas de gerenciamento sejam economizadas.
Com sede em Vila Velha, no Espírito Santo, o Grupo Autoglass é formado pelas empresas Autoglass e Maxpar. Os dois negócios somam cerca de 5 mil funcionários.
O Grupo realiza mais de 1,5 milhão de atendimentos ao ano em suas mais de 75 lojas no Brasil e Colômbia, além de contar com mais de 3 mil lojas credenciadas.
Com cerca de US$ 500 milhões captados de investidores até agora, a CrowdStrike é uma companhia de segurança em alta, mas com os negócios ainda muito concentrados nos Estados Unidos.
A empresa, que trabalha com segurança de endpoints e serviços de resposta a incidentes, esteve envolvida nas medidas de resposta a ataques de grande repercussão, como o da Sony, em 2016, quando provou a autoria norte-coreana do hack.