IMÓVEL

Aurea Finvest constroi data center de R$ 5 bilhões 41i2

Empreendimento em Sumaré, São Paulo, terá capacidade de 800 MW. 3ge9

16 de janeiro de 2025 - 18:28
Marcelo Hannud, CEO da Aurea Finvest. Foto: divulgação.

Marcelo Hannud, CEO da Aurea Finvest. Foto: divulgação.

A Aurea Finvest, empresa de investimento e desenvolvimento imobiliário de alta complexidade, anunciou a construção de um data center com capacidade de 800 MW de potência em Sumaré, no interior de São Paulo, com investimento estimado em até R$ 5 bilhões. 

Em um terreno de 500 mil metros quadrados, o empreendimento terá 300 mil metros quadrados de área construída. O imóvel fica próximo à subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e à Rodovia dos Bandeirantes (SP-348).

Segundo Marcelo Hannud, CEO da Aurea Finvest, o projeto é resultado de um extenso mapeamento das melhores áreas para o desenvolvimento de data centers. 

“Escolhemos Sumaré por sua localização privilegiada, infraestrutura robusta e proximidade com importantes redes de transmissão de energia. Este será um marco não apenas para a Aurea Finvest, mas para todo o mercado de data centers no Brasil”, afirma Hannud.

A Aurea Finvest vem direcionando esforços para explorar a alta demanda do segmento de data centers. 

Em dezembro de 2024, a empresa concluiu a venda de uma área pronta para receber um dos maiores empreendimentos de data center do país, com capacidade de 200 MW, para a Tecto Data Centers, subsidiária da V.Tal. 

A título de comparação, a capacidade é 10 vezes maior do que a do Mega Lobster, terceiro e mais recente investimento da Tecto em Fortaleza. Já o empreendimento da companhia em Porto Alegre tem capacidade de 6 MW.

O data center de Sumaré também é um investimento para ser vendido de forma semelhante.

“O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos mercados mais promissores para infraestrutura de data centers. A combinação de fontes de energia renováveis, baixa incidência de desastres naturais e uma geografia favorável posiciona o país como um hub estratégico para operações globais”, destaca Hannud.

Fundada em 2022, a Aurea Finvest é resultado da fusão da Finvest, empresa com mais de 30 anos no mercado financeiro imobiliário, e a Aurea, com 35 anos de história no desenvolvimento imobiliário de produtos residenciais, comerciais e logísticos.

A companhia atua gerenciando todas as fases de desenvolvimento dos ativos imobiliários, desde a concepção até a execução, incluindo a realização do processo de venda, bem como a estruturação e captação financeiras. 

No total, a empresa já desenvolveu mais de 7,4 milhões de metros quadrados em segmentos como data centers, comercial, logístico e residencial. 

Leia mais 59b1u

DATA CENTER

Elea compra transformadores da WEG 4571x

Há 129 dias
CONECTIVIDADE

Usiminas instala rede privativa com Embratel 575m24

Há 129 dias
TRANSPORTE

Grupo NSO: hiperconvergência com Nutanix 6s5i49

Há 132 dias
CONEXÃO

RNP: colocation com Elea Data Centers 67506h

DISQUETES

Quer usar Copilot? Vai sair caro 1jj3v

EXPANSÃO

V.Tal terá mega data center em São Paulo e3p2d