
Sistema do INSS ainda não foi normalizado. Foto: Divulgação.
O sistema do INSS, que foi desligado preventivamente na sexta-feira por causa do ataque de ransomware que afetou organizações no mundo inteiro, ainda não foi normalizado.
Ao jornal O Globo, o Dataprev, órgão responsável pela área de tecnologia da Previdência Social, informou que a volta a ativa deve ocorrer ao longo da semana.
A superintendência do instituto no Rio Grande do Sul, por exemplo, declarou à Rádio Gaúcha que os atendimentos começaram a ser retomados lentamente em todas as agências, a partir das 10h, com exceção do Centro de Porto Alegre e Alvorada.
De acordo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o desligamento ocorreu depois que foram identificados incidentes pontuais em estações de trabalho de servidores do INSS. No entanto, não houve evidências de que a estrutura de arquivos dos órgãos públicos tenha sido afetada.
Quando o sistema for normalizado, os cidadãos que tinham agendamentos feitos em agências do INSS na sexta-feira poderão remarcar as datas. O INSS também afirmou que os atendimentos marcados para esta segunda-feira, 15, serão agendados novamente.
Na sexta-feira, o Dataprev, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o GSI informaram que não houve qualquer problema no sistema dos órgãos públicos.
Durante o ataque da sexta-feira, empresas e órgãos públicos brasileiros teriam desligado computadores como forma de prevenção, deixando serviços como do Tribunal de Justiça de São Paulo e do site do Ministério Público fora do ar.