ANEL ÓPTICO

Arapongas investe pra ser Cidade Digital 4l5g4b

20 de maio de 2014 - 10:02
Arapongas terá anel óptico. Foto: divulgação.

Arapongas terá anel óptico. Foto: divulgação.

O município paranaense de Arapongas, a cerca de 35km de Londrina, está investindo no conceito de cidade digital, implantando uma rede metroethernet com tecnologias de transmissão de dados através de fibra óptica, enlaces de rádio e distribuição Wi-Fi.

Concluído o projeto, a cidade de 112 mil habitantes se tornará a 82ª cidade digital do Paraná e a primeira do Estado a utilizar uma arquitetura de rede óptica iva (PON) para sua infraestrutura.

Com um investimento total de R$ 6,9 milhões, verba do Ministério da Ciência e Tecnologia, o projeto terá infraestrutura de rede da Furukawa e equipamentos PON da Parks.

A Furukawa ganhou na licitação o lote 3 (Cabeamento Óptico e Rede PON), através de seu parceiro comercial e técnico DN Conectividade, que deve entregar a obra em oito meses. Ao lote 3 estão designados R$ 1.759.522,33.

Segundo explica Vagner Mantovani, diretor de TI da Prefeitura de Arapongas, o anel óptico terá 21km de fibra, percorrendo toda a área urbana da cidade. Ele é projetado para trafegar em velocidade de 10 Gigabits/s com protocolo metroethernet, comportando dados, telemedicina, videoconferência, educação, governo, monitoramento, voz, entre outras funcionalidades.

A partir do anel de fibra, os sinais serão distribuídos em rede óptica PON para diversos pontos da área central, cobrindo um diâmetro de aproximadamente 55 Km².

Desta forma, a rede é capilarizada para todas as secretarias de governo, utilizando os postes de energia, por onde am também os cabos de todas as operadoras de telecom na cidade, e para as torres que serão instaladas para a distribuição de sinal Wi-Fi.

“Toda a rede será aérea, utilizando os postes de transmissão de energia já existentes. Entretanto, para atingirmos algumas áreas especiais, necessitaríamos atravessar trechos de rodovias estaduais e federais além de áreas rurais. Nestes casos utilizaremos radiofrequência”, observa o diretor de TI da Prefeitura.

A cidade de Arapongas tem 112 mil habitantes e é o 2° maior polo moveleiro do Brasil. Em arrecadação, o município está entre os 10 primeiros do Paraná.

De acordo com Mantovani, o investimento em conectividade tem o objetivo de beneficiar os cidadãos e atrair empresas do setor de TI e de data centers.

"Nosso projeto, além de dar ao Paraná visibilidade no contexto das Cidades Digitais é inovador por optar por um modelo híbrido de fibra óptica e radiofrequência, que permite a utilização da maioria dos recursos multimídia por parte da istração da cidade”, diz Mantovani.

Leia mais 59b1u

Projeto de anel óptico vai integrar América do Sul 2z5f2v

Há 4854 dias
OLHA O ARINHO

77 cidades brasileiras agora no Street View 436fy

Há 4666 dias
FILIAL DÁ RESULTADOS

Focco amplia carteira no Paraná 364x

Há 4637 dias
PARANÁ

Tear recebe prêmio de excelência em gestão 5d2ks

ERP

Focco: indústria, móveis e bebidas ampliam base 315ez

MOVELEIRO

Alumiglass vai de FoccoERP 3i3h64

VELOCIDADE E DISPONIBILIDADE

NH: prefeitura conectada via anel óptico 5r3r43

MOVELEIRO

Focco inaugura unidade em Ubá 165t6w

MÍDIA ONLINE

Ondalocal abre operação em Curitiba 4v6j6d

SEGUNDA TELA

Twitter deixa a TV melhor, diz executivo 662z6o