DESKTOP

Ânima Educação usa Apache Guacamole 6n6s1f

Grupo expandiu o uso remoto de máquinas virtuais para estudantes e professores da rede. 2k6x5s

11 de julho de 2023 - 16:04
Marcelo Bueno, CEO da Ânima (Foto: Divulgação)

Marcelo Bueno, CEO da Ânima (Foto: Divulgação)

A Ânima Educação, organização educacional particular de ensino superior, ampliou sua infraestrutura de desktop virtual (VDI, na sigla em inglês), com o software da Apache Guacamole, um gateway de desktop remoto gratuito e de código aberto.

O Apache Guacamole foi criado em 2010 por Michael Jumper e funciona como uma aplicação web HTML5 usada para ar remotamente máquinas Linux e Windows.

Seu software atua como uma ferramenta de área de trabalho remota, como um gateway de desktop remoto que precisa ser instalado em um servidor central.

Com a solução e um conjunto de recursos da AWS , os estudantes e professores de todas as instituições da Ânima têm o a computadores através de seus dispositivos pessoais e remotos, sejam eles antigos ou mais modernos. Basta ter conexão com a Internet.

Hoje, a ferramenta é utilizada em todas as 18 unidades de ensino superior do grupo  e seus mais de 700 polos educacionais. A plataforma inclui programas como Suite Adobe, Autodesk, Apache Netbeans, Visual Studio Code e Oracle Datamodeler.

Conforme relata Guilherme Zillig, gerente de transformação digital da Ânima, o software é amplamente utilizado por grandes empresas, mas, na área da educação, a instituição está entre as primeiras a disponibilizar essa tecnologia em grande escala no ensino superior privado. 

Segundo a companhia, a solução tem benefícios como a mobilidade do usuário, a facilidade de o, a flexibilidade e o aumento de segurança, uma vez que, após a utilização ou desligamento do dispositivo, todos os dados pessoais são apagados. 

Criada em 2003, a Ânima Educação está presente em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe. A empresa é a quarta maior organização educacional privada do país em número de estudantes e a terceira em receita líquida. 

A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 400 mil estudantes distribuídos em 18 instituições de ensino superior e 700 polos educacionais em todo o Brasil.

Integradas ao seu ecossistema, estão marcas como HSM, HSM University, Le Cordon Bleu e Learning Village.

Leia mais 59b1u

EDUCAÇÃO

São Paulo lança vestibular para escolas públicas g4j51

Há 683 dias
ESCOLA

SM Educação aposta em gamificação com Ludos Pro 5jg6c

Há 703 dias
3D

Feevale adota plataforma da +A Educação 5a2461

Há 807 dias
EDUCAÇÃO

Capes: 200 mil vão ficar sem bolsa 1jx36

OPERAÇÃO

Vivo e Ânima criam t venture de educação 1z256k

EDTECH

+A Educação busca startups 532v4c