AWS MARKETPLACE

Amazon oferece apps de desktop na nuvem 574c4u

Empresa está oferecendo s mensais de desktops virtualizados (VDI) e apps para eles. 5l234e

10 de abril de 2015 - 16:33
AWS acelera no negócio de desktops virtualizados. Foto: divulgação.

AWS acelera no negócio de desktops virtualizados. Foto: divulgação.

A Amazon Web Services (AWS) anunciou nesta quinta-feira, 09, o lançamento do um novo marketplace de apps, voltado a serviços de software (SaaS) para desktops.

Segundo destaca o ARS Technica, agora o site varejista está oferecendo s mensais para desktops virtualizados (VDI, na sigla em inglês), softwares de design, como Visual Studio, e outras aplicações mais populares, como pacotes Office.

Os softwares serão rodados em uma infraestrutura própria da Amazon, criada no ano ado para abrigar aplicações de desktop para seus clientes de nuvem - chamada AWS WorkSpaces. 

Antes do marketplace, as empresas já podiam provisionar apps para o WorkSpaces, mas elas precisavam ser gerenciadas e adquiridas separadamente. Agora, uma variedade de apps pode ser adquirida e paga diretamente pela conta da AWS.

As s partem de US$ 25 por mês para um desktop virtual de Windows 7. Caso o queira adicionar, por exemplo, um Office 2013 Professional Plus do AWS Marketplace, ele terá que pagar mais US$ 15 mensais.

O novo serviço também apresenta uma ferramenta inédita, chamada WorkSpaces Application Manager (WAM), em que es dos ambientes podem provisionar apps para os usuários.

Com o WAM, os CIOs também podem "agendar" apps para serem provisionados automaticamente em determinado momento, assim como pode colocar permissões para usuários baixem certos apps caso seja preciso. Além disso, eles podem atualizar e fazer auditorias do uso das aplicações.

Segundo analistas, a expansão para os serviços de desktops virtualizados é uma extensão lógica para os negócios da AWS.

"Se as companhias já estão levando seus servidores para a nuvem da Amazon, por que não fazer o mesmo com seus PCs?", questionou Peter Bright, do ARS Technica.

Entretanto, preocupações sobre segurança ainda podem ser um empecilho. Ao levar os desktops para a nuvem, empresas podem ter ressalvas no manuseio de conteúdos sensíveis, com medo de exposições indesejadas.

Embora empresas de software como a Microsoft tem suas receitas asseguradas com o serviço de VDI da AWS, fabricantes que ainda se apoiam em PCs, como HP e Dell, podem ter dores de cabeça com a novidade.

Em 2012, a Dell chegou a ensaiar uma investida na tendência, quando adquiriu a Wyse, empresa especializada em thin clients, desktops baratos, conectados à nuvem e que não necessitam de poder de processamento.

Leia mais 59b1u

NOVIDADE

Amazon entra no mercado de e-mail 2vcg

Há 3772 dias
NA NUVEM

Santander mira briga no storage 4p2o5n

Há 3761 dias
E-COMMERCE

Shop Direct: nuvem híbrida com IBM v551

Há 3759 dias
INOVAÇÃO

Senior tem acordo com Startup SC 3c5jf

ANALYTICS

SAS: crescimento menor em 2015 6v2b10

MICROSOFT

Webmotors adota Office 365 e Dynamics 5p5i4y

2LEMETRY

Amazon compra startup focada em IoT 5j4q5q

NUVEM

Vouclicar.com vende no UOL Host 4si36

MUDANÇA DE PLANOS

HP puxa o freio para a nuvem pública 2r5y