A Amazon deve mesmo vir para o Brasil: um anúncio feito pela varejista norte-americana em seu website sobre um emprego para gerente de vendas com foco nas relações com editoras brasileiras reforçou os indícios da abertura das operações no país.
A vaga é para São Paulo e está aberta desde maio - justamente o mês em que sugiram os boatos sobre a chegada da varejista ao Brasil.
Naquele mesmo mês, representantes da Amazon haviam contatado editoras como Record e Ediouro, o que gerou as notícias, que davam conta de que o site estaria próximo de anunciar títulos nacionais para seu e-reader Kindle.
Tanto que a vaga para gerente de vendas no país chega a falar na necessidade de um “profissional experiente para apoiar os relacionamentos da Amazon com editoras brasileiras na medida em que elas adicionam conteúdo para Kindle”.
Agora, porém, fala-se também em possíveis investidas da Amazon não só na área editorial, mas também no comércio eletrônico.
Uma aposta compreensível, se se confirmar, já que dados do E-bit indicam para o e-commerce nacional um faturamento na casa dos R$ 20 bilhões em 2011, alta de 35% sobre o valor movimentado no ano ado.