
Atualmente, a Amanco Wavin possui mais de 4,5 mil produtos. Foto: Divulgação/Amanco Wavin
A Amanco Wavin, uma das maiores empresas de tubos e conexões do Brasil, adotou uma solução da Totvs, gigante brasileira de software de gestão, para melhorar sua produtividade em operações de logística.
A solução implementada foi a Totvs Otimização Logística, com a qual a Amanco conseguiu reduzir em mais de 50% o tempo de vendas e expedição de cargas, que agora leva de 6 a 12 horas, no máximo.
Segundo Luiz Marangoni, gerente de operações logísticas da Wavin no Brasil, o processo de implementação foi feito em conjunto com as operações do Brasil e da Colômbia, integrando a solução ao software de gestão da SAP usado na empresa.
Além disso, a ferramenta também melhorou a roteirização de viagem e a reduziu o custo de frete, otimizando abastecimentos de caminhões. Ao todo, aumentou em 30% o volume de carga nos veículos.
"A capacidade do software de entender o que é possível fazer, inclusive uma combinação de até sete embutimentos de produtos diferentes em cada veículo, foi o principal diferencial que nos levou à decisão de escolher a Totvs como parceira”, diz Marangoni.
A Amanco foi fundada em 1998, com sede em São Paulo, e tem sete fábricas espalhadas pelo Brasil.
A empresa faz parte da holding mexicana Orbia, antiga Mexichem, que uniu a Amanco e a Wavin em 2019, criando a Amanco Wavin. Em 2020, o grupo teve um faturamento de US$ 7 bilhões.
Atualmente, a Amanco Wavin possui mais de 4,5 mil produtos e conta com mais de 2 mil funcionários, atendendo todo o país.