A cidade de Porto Alegre deve receber, até o primeiro semestre de 2016, um investimento de R$ 150 milhões na região do 4º Distrito. Trata-se de uma unidade da Airbus que fabrica equipamentos destinados à área de segurança pública.
“A Airbus está buscando um novo modelo, que é voltado muito mais para a inteligência da segurança, rádiotracking, centros de controle, todo um sistema que já existe nos países onde ela opera, especialmente França, Alemanha e Itália”, explica José Fortunati, prefeito de Porto Alegre.
As negociações foram iniciadas pelo secretário da Fazenda, Jorge Toneto, em dezembro do ano ado. Nesta sexta-feira, 08, uma equipe da Airbus apresentou o projeto integrantes do governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre, no Piratini.
Ainda não existem detalhes sobre o número de empregos diretos e indiretos a serem gerados. Segundo o prefeito, o contrato deve ser assinado ainda em 2015 e o início da operação pode acontecer ao longo de 2016.
Entre os motivos pela escolha de Porto Alegre estão a infraestrutura na área de processamento de dados, a presença do Tecnopuc e a proximidade com a Tecnosinos.
Outros motivos foram as infovias distribuídas em todas as regiões da cidade, o Centro Integrado de Comando (Ceic) da Prefeitura e o Centro de Operações da Brigada Militar.
Equipes da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) estão estudando as alternativas de localização para o empreendimento, na zona Norte da cidade, que serão apresentadas à equipe da Airbus.
A Grupo Airbus, com sede em Toulouse, França, é líder mundial na fabricação de aviões comerciais. A empresa também desenvolve programas espaciais e de defesa e helicópteros para uso civil.
Em 2014, a empresa registrou receita de € 61 bilhões, uma alta de 5% em relação ao ano anterior.