MÍDIA

Abril chama CEO de fora 5l3n5l

O escolhido é Marcos Haaland. 4n3x64

20 de julho de 2018 - 11:02
A coisa está preta na Abril. Foto: Pixabay.

A coisa está preta na Abril. Foto: Pixabay.

O Grupo Abril, uma das maiores empresas de mídia do país, decidiu chamar um CEO de fora para tentar salvar a empresa, atualmente dando prejuízo e endividada.

O escolhido é Marcos Haaland, diretor-executivo na consultoria Alvarez & Marsal no Brasil.

Com a entrada, sai Giancarlo Civita, da família controladora, que a para o conselho. Civita estava há quatro meses na posição de CEO, substituindo Arnaldo Figueiredo Tibyriçá, que também durou só quatro meses no cargo.

Em nota, a Abril destacou que o grupo "está iniciando uma nova fase de seu processo de reestruturação operacional" e que a família "continua no controle da empresa com sua posição acionária inalterada".

Os problemas da Abril são sérios: de acordo com o Estadão, a dívida da empresa bate no R$ 1,3 bilhão e um prejuízo foi de R$ 331 milhões no ano ado.

A entrada da Alvarez & Marsal foi precedida por rumores na últimas semanas de que a Abril estaria preparando um grande corte de pessoal, fechando revistas para focar-se em três títulos de peso: Veja, Exame e Cláudia.

Nos últimos anos, a Abril já vem se livrando de ativos: vendeu a Elemidia, sua empresa de mídia out-of-home, para a empresa de investimentos em private equity Victoria Capital Partners, e mais 17 de suas revistas para a Editora Caras, entre elas, AnaMaria, Arquitetura & Construção, Contigo, Placar, Ti-ti-ti, Você RH e Você S/A. 

Outro movimento chamativo foi a mudança do seu tradicional prédio no bairro Pinheiros em São Paulo por uma sede mais modesta no Morumbi ainda neste ano.

A Alvarez & Marsal é conhecida no mercado de consultoria pelo seu trabalho no chamado “turnaround management”, uma forma bonita de dizer “salvar empresas que estão numa fria”.

A empresa é pouco conhecida no Brasil, mas tem grandes cases no exterior, incluindo o banco Lehman Brothers e a varejista Target. Na área de mídia, a empresa ajudou a tirar da falência Tribune Company, um grande grupo de mídia americano sediado em Chicago.

Leia mais 59b1u

TENDÊNCIAS

Brasil: todo mundo quer dar no pé 413b5l

Há 2533 dias
MÍDIA

Abril faz ação de big data para Itaú 2p1l4o

Há 3158 dias
CRISE

Doutores não arrumam emprego 56575p

Há 2504 dias
CARREIRA

Angelini deixa liderança do Facebook 3n18n

DIGITAL

Carla Lavina no marketing da A2C 1i6ja

E-COMMERCE

Netshoes dá adeus à Oracle 5e4y1h

MERCADO

center quer sair do buraco 272y3p

CARREIRA

Metas, ter ou não ter? Eis a questão! 3c4m3g

PRIVATIZA NADA

Assembleia mata privatização no RS 489i

ACELERADORAS

Felipe Matos sai da Startup Farm 282852