.jpg?w=730)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
A DarkTracer, plataforma que monitora atividades maliciosas na dark web e na deepweb, encontrou um anúncio do grupo de ransomware Everest oferecendo o a uma rede e mais de 3 TB de dados do governo brasileiro.
Em publicação no Twitter, a empresa mostra que os cibercriminosos pedem para os interessados entrarem em contato sem dar mais detalhes sobre o vazamento.
Questionado pelo site Convergência Digital, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República afirmou que, “até o momento, não há registro e informação oficial" sobre o suposto incidente. Também procurada, a Secretaria de Governo Digital não se manifestou.
Com isso, ainda não é possível saber se os dados foram obtidos em um novo ataque ou são antigos.
Em agosto de 2021, o mesmo grupo já havia anunciado o vazamento de 3,1 GB de dados atribuídos à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Segundo o CISO Advisor, as informações estavam supostamente em um endereço do portal de arquivamentos DropmeFiles.
Na época, o Ministério da Economia publicou uma nota confirmando um incidente cibernético com ransomware na rede da Secretaria do Tesouro Nacional, mas não na PGF, como indicava o grupo. O site do Tesouro então exibia a home page apenas parcialmente.