
IDC apontou os líderes no mercado de RPA. Foto: Pexels.
O IDC apontou a UiPath como líder no mercado de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) no seu primeiro relatório focado no nicho, no qual foram listadas 12 empresas.
O IDC MarketScape aponta a UiPath como líder num gráfico composto por dois eixos, um deles medindo as capacidades atuais e o alinhamento do produto hoje com as necessidades dos clientes e outro avaliando os planos para o médio prazo, entre três e cinco anos.
A UiPath é seguida de perto no topo pela AutomationAnywhere, outro grande player especialista em RPA com um tamanho similar ao seu, e um pouco mais de longe por Kyron, EdgeVerve e BluePrism, empresas de porte menor.
Os outros players elencados aparecem no segundo nível e incluem, por ordem, Kofax, SAP, Appian, IBM, Microsoft, Pegasystems e Nintex.
A Microsoft fica um pouco fora da curva, pontuando muito por sua estratégia de médio prazo, mas menos pelo tamanho atual do negócio de RPA.
A UiPath divulgou uma versão reduzida do relatório, apenas com a avaliação da IDC a respeito dela mesma, o que é o procedimento padrão nesses casos.
A IDC apontou como pontos fortes da UiPath as funcionalidades do seu RPA, a capacidade de inovação e o momento da empresa no mercado.
O ponto fraco ficou com a estratégia de preço. Na avaliação da IDC, a UiPath cobra valores “”, até o ponto em que os clientes chegam ao ponto de fechar um contrato enterprise e tem o a descontos.
“Considere usar UiPath quando RPA é parte estratégica de um projeto de automação empresarial e quando você planeja consolidar o RPA sob uma oferta standart”, recomenda a IDC.
O Gartner já vem fazendo levantamentos (o famoso Quadrante Mágico) sobre o mercado de RPA nos últimos três anos, sempre apontando a UiPath como líder.
Fundada em 2005 na Romênia, a UiPath entrou no então nascente mercado de RPA em 2012 e mudou sua sede para Nova Iorque.
Hoje a empresa tem 9,1 mil clientes e teve uma receita de US$ 195,5 milhões do último trimestre, uma alta de 40% frente ao mesmo período do ano anterior.
No Brasil, a companhia tem um escritório em São Paulo desde 2018. Nos últimos tempos, a empresa fechou projetos em clientes como Copersucar, Caixa Seguradora e Triad Systems.
Das outras mencionadas entre os líderes do relatório, também tem atuação no Brasil a AutomationAnywhere, também desde 2018, e a BluePrism, que tem uma operação brasileira baseada em Miami (a empresa foi recentemente comprada pela TIBCO, que tem presença no Brasil).