ANÁLISE

IDC aponta a UiPath como líder em RPA 1a5y1r

Pontos fortes: tecnologia e tamanho da base. Pontos fracos: preço. 4e2z25

16 de novembro de 2021 - 11:05
IDC apontou os líderes no mercado de RPA. Foto: Pexels.

IDC apontou os líderes no mercado de RPA. Foto: Pexels.

O IDC apontou a UiPath como líder no mercado de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) no seu primeiro relatório focado no nicho, no qual foram listadas 12 empresas.

O IDC MarketScape aponta a UiPath como líder num gráfico composto por dois eixos, um deles medindo as capacidades atuais e o alinhamento do produto hoje com as necessidades dos clientes e outro avaliando os planos para o médio prazo, entre três e cinco anos.

A UiPath é seguida de perto no topo pela AutomationAnywhere, outro grande player especialista em RPA com um tamanho similar ao seu, e um pouco mais de longe por Kyron, EdgeVerve e BluePrism, empresas de porte menor.

Os outros players elencados aparecem no segundo nível e incluem, por ordem, Kofax, SAP, Appian, IBM, Microsoft, Pegasystems e Nintex.

A Microsoft fica um pouco fora da curva, pontuando muito por sua estratégia de médio prazo, mas menos pelo tamanho atual do negócio de RPA.

IDC

A UiPath divulgou uma versão reduzida do relatório, apenas com a avaliação da IDC a respeito dela mesma, o que é o procedimento padrão nesses casos.

A IDC apontou como pontos fortes da UiPath as funcionalidades do seu RPA, a capacidade de inovação e o momento da empresa no mercado.

O ponto fraco ficou com a estratégia de preço. Na avaliação da IDC, a UiPath cobra valores “”, até o ponto em que os clientes chegam ao ponto de fechar um contrato enterprise e tem o a descontos.

“Considere usar UiPath quando RPA é parte estratégica de um projeto de automação empresarial e quando você planeja consolidar o RPA sob uma oferta standart”, recomenda a IDC.

O Gartner já vem fazendo levantamentos (o famoso Quadrante Mágico) sobre o mercado de RPA nos últimos três anos, sempre apontando a UiPath como líder.

Fundada em 2005 na Romênia, a UiPath entrou no então nascente mercado de RPA em 2012 e mudou sua sede para Nova Iorque.

Hoje a empresa tem 9,1 mil clientes e teve uma receita de US$ 195,5 milhões do último trimestre, uma alta de 40% frente ao mesmo período do ano anterior.

No Brasil, a companhia tem um escritório em São Paulo desde 2018. Nos últimos tempos, a empresa fechou projetos em clientes como Copersucar, Caixa Seguradora e Triad Systems.

Das outras mencionadas entre os líderes do relatório, também tem atuação no Brasil a AutomationAnywhere, também desde 2018, e a BluePrism, que tem uma operação brasileira baseada em Miami (a empresa foi recentemente comprada pela TIBCO, que tem presença no Brasil). 

Leia mais 59b1u

ROBÔS

Gartner: mercado de RPA está quente 5p258

Há 1699 dias
ROBÔS

UISA faz RPA com AutomationEdge 283f4c

Há 1318 dias
ROBÔS

Blue Prism vai para TIBCO n6x1l

Há 1333 dias
PROCESSOS

Dufry usa RPA da AutomationEdge 6v6s32

AUTOMATIZAÇÃO

Lojacorr faz RPA com IBM 6zjv

TENDÊNCIA

Covid-19 intensifica a utilização do RPA 2c403t