UPGRADE

Petrobras conclui migração para S/4 Hana k4l2q

Projeto que envolveu Deloitte e Microsoft foi um dos maiores do tipo no mundo. 2y5e1p

12 de setembro de 2022 - 15:25
Marcelo Carreras, CIO da Petrobras, falou sobre o case no SAP Sapphire. Foto: divulgação.

Marcelo Carreras, CIO da Petrobras, falou sobre o case no SAP Sapphire. Foto: divulgação.

A Petrobras acaba de concluir a migração do SAP ECC para o S/4 Hana, a última versão do software de gestão da multinacional rodando na nuvem, em um projeto que envolveu a Deloitte e a Microsoft.

O go-live final do chamado Projeto Transformar aconteceu no dia 22 de agosto, completando um trabalho que começou ainda em 2020 e foi realizado de forma 100% remota com metodologia ágil — num roteiro com 14 go-lives diferentes, incluindo soluções como SuccessFactors e Concur.

O maior foco foi a integração da cadeia logística da companhia, com soluções como SAP Ariba, controle de estoque, do transporte marítimo e terrestre, bem como a automação dos armazéns.

“Na nossa estratégia de transformação, temos dois grandes pilares. Um é a conectividade e o outro é uma plataforma que permite fazer a integração de toda a cadeia logística, desde a compra do material até suprimentos lá na ponta, seja nas unidades offshore ou as unidades de refino e distribuição dos produtos”, explica Marcelo Carreras, CIO da Petrobras.

A empresa petroleira tem mais de 43 armazéns espalhados pelo Brasil e mais de 100 operações offshore de unidades de produção na costa brasileira, a 200 km da costa e 7 mil metros de profundidade. Só no offshore, são transportadas mais de 200 mil toneladas de cargas por mês.

Segundo o CIO, o desafio é colocar toda essa logística e todos esses materiais nas unidades de produção que ficam na costa brasileira. Isso inclui desde a logística de entrega de materiais até a recuperação dos resíduos de produção.

“A plataforma da SAP veio para ar todo esse movimento, para poder fazer com que a gente consiga otimizar cada etapa dessa cadeia, seja na aquisição, no estoque, ou na armazenagem. Se eu conseguir reduzir um navio de embarcação, já são milhares de dólares de economia”, exemplifica Carreras. 

Ainda de acordo com o executivo, a implementação ficou dentro do prazo e do orçamento e teve 12% de customização.

A Petrobras é cliente da SAP há mais de 22 anos, sendo um dos primeiros e talvez o maior cliente da multinacional alemã no país. Segundo a empresa, essa foi uma das maiores migrações de ECC para S/4 Hana do mundo.

O case foi apresentado durante o SAP Sapphire São Paulo, evento promovido anualmente pela companhia em oito países, que desta vez reuniu 1 mil líderes de negócios no Pavilhão da Bienal.

Não é à toa que a SAP colocou o case da Petrobras na vitrine do seu maior evento no país. Um dos desafios da empresa no momento é justamente convencer seus clientes de maior porte a embarcar na migração do ECC para o S/4, um projeto que em organizações rodando ERPs muito customizados on premise é bastante desafiador.

Segundo uma estimativa divulgada pelo Gartner em julho deste ano, 70% dos clientes da SAP ainda estão na plataforma ECC. É uma porcentagem significativa, tendo em conta que a companhia tem por meta terminar o e normal dessa solução até 2027.

*Luana Rosales foi ao SAP Sapphire São Paulo a convite da SAP.

Leia mais 59b1u

SATÉLITE

Petrobras conecta plataformas com Sencinet 1r5p71

Há 1032 dias
CARREIRA

Ex-Serpro assume Petrobras 6v2s14

Há 1061 dias
SOCIAL

Petrobras: R$ 2,3 mi em projeto de tecnologia 155814

Há 1072 dias
GASOLINA

Petrobras adota ServiceNow com Wipro 635m3q

OPORTUNIDADE

Petrobras busca startups 6m4156

INOVAÇÃO

Petrobras adota solução da Aevo 1lk32