
Dataprev é a principal fornecedora da Previdência. Foto: Divulgação.
A Dataprev, estatal de tecnologia federal que atende à Previdência Social, está buscando um empréstimo de R$ 250 milhões para fazer um upgrade interno.
A informação é do site Poder360, que apurou que já houve uma solicitação de um crédito neste valor ao Banco Interamericano de Desenvolvimento no segundo semestre do ano ado.
O empréstimo não saiu, mas haverá uma nova tentativa, segundo aponta o site.
A ideia é usar o dinheiro para corrigir falhas nos sistemas que têm prejudicado o o de beneficiários a pedidos de aposentadoria e outros auxílios, como o seguro desemprego.
Segundo o Poder360, um dos problemas chave é o vazamento de dados, o que tem feito a empresa ser chamada internamente no ministério da Previdência de “Vazaprev”.
Um exemplo comum do problema dos vazamentos é o fato de muitos beneficiários de aposentadorias começarem a receber ligações de empresas de empréstimos consignados antes mesmo de saber da aprovação do benefício.
Em entrevista ao Poder360, o secretário-executivo da Previdência, Wolney Queiroz, reconheceu a existência de problemas.
Para Queiroz, a causa seriam os planos de privatização da estatal no governo Jair Bolsonaro.
“Precisamos lembrar que a Dataprev estava sendo preparada para ser vendida. O governo anterior deixou a obsolescência tomar conta do órgão para vender”, avalia Queiroz.