EDUCAÇÃO

Governo desmente cobrança para ricos em federais 31j72

Segundo Fernando Haddad, ideia não se sustenta economicamente, socialmente e juridicamente. 5m3h46

09 de julho de 2024 - 11:40
Fernando Haddad -  Foto de thenews2.com

Fernando Haddad - Foto de thenews2.com

O governo federal emitiu uma nota desmentindo a notícia de que poderá cobrar mensalidade de alunos das classes mais favorecidas nas universidades públicas.

Segundo a Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Fazenda, tanto as medidas de cobrança da mensalidade quanto o ajuste no Fundeb jamais foram analisadas pela pasta.

Fernando Haddad, atual Ministro da Fazenda, disse ao site da Revista Fórum que este projeto nunca ou pela cabeça do governo e que a ideia não se sustenta economicamente, socialmente e juridicamente.

A notícia começou a ganhar força quando a Folha de S.Paulo publicou que, segundo relatos de parte da ala econômica da Fazenda, o governo estudaria adotar tais medidas.

Entidades estudantis e políticos, em suas redes sociais, manifestaram-se afirmando que tais medidas abririam portas para a privatização das universidades, aumentando o risco de desigualdades.

Na nota publicada, o governo ressalta que “em nenhum momento a Folha de S.Paulo ouviu informações oficiais sobre o assunto, o que impediu uma manifestação oficial antes da publicação”.

Do total de 1,3 milhão de estudantes matriculados na rede federal de ensino (segundo o Censo da Educação Superior do Inep de 2022), cerca de 70% são alunos de baixa renda. 

Leia mais 59b1u

TAXAÇÃO

Ricos podem ter que pagar faculdade em federais 202i4y

Há 321 dias
EXECUTIVO

Governo federal contrata OpenAI 1e2l4v

Há 347 dias
ENSINO

UFRGS terá novo campus em Caxias 50543r

Há 349 dias
RECOMEÇO

Governo Federal libera financiamento para empresas do RS 5p2y49

DIREITOS

Alunos da PUC-SP protagonizam biquinaço 2t1i60

CRISE

Fiergs teme década perdida para RS 3c5b1q

EDUCAÇÃO

Wiser: gestão fiscal e bancária integrada com B1 4h1u6a